Quem somos

Foto da criação do grupo

O Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação,fundado em 27 de junho de 2016, pretende desenvolver produção acadêmico-científica por meio de pesquisa em nível Stricto Sensu, produção de artigo científicos, livros, palestras e seminários sobre os pressupostos teóricos e metodológicos do Pensamento Complexo.

Temáticas de Estudos e Pesquisas

Formação do Professor e Pedagogo, Práticas Pedagógicas e o Pensamento Complexo:

A cientificidade da Pedagogia. Os pressupostos teóricos e metodológicos do Pensamento Complexo. Diálogo epistêmico entre a Ciência Pedagógica e os Princípios Cognitivos do Pensamento Complexo. Docência e aprendizagem nas áreas do conhecimento à luz do pensamento complexo. As implicações epistemológicas, políticas, pedagógicas para a formação e prática do professor e pedagogo.

Formação, Práticas Pedagógicas e Cibercultura:

As tecnologias e mídias digitais na escola, considerando os aspectos sociais, tecnológicos, científicos, políticos, pedagógicos e culturais da contemporaneidade. A Cibercultura do ponto de vista pedagógico e complexo, nas suas relações e interrelações com a escola contemporânea e com as práticas do pedagogo e do professor.

Didática na Complexidade e suas Práticas Pedagógicas:

Práticas pedagógicas escolares e não-escolares na perspectiva da complexidade. Formação de professores e pedagogos. Didática como processo de autoria, autonomia e invenção. Os sujeitos da prática pedagógica e suas multidimensionalidades.

Pedagogia Social: Os sujeitos e suas multidimensionalidades:

Epistemologia da pedagogia social, suas práticas e o pensamento complexo. Pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social em diferentes processos do ciclo vital. Formação de educadores e pedagogos sociais. Pedagogia dos sonhos e projetos de vida, redes de proteção, atenção e apoio. Protagonismo infanto-juvenil e familiar, resiliência pessoal e comunitária.

Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá - Pesquisas

Contribuições epistemológicas, ontológicas e axiológicas da Teoria da Complexidade para a construção de uma Pedagogia Complexa

Investigar os pressupostos epistemológicos, ontológicos e axiológicos da Teoria da Complexidade. Estabelecer diálogo epistêmico entre a Pedagogia, considerada uma ciência aplicada dá e para a prática educativa e a Teoria da Complexidade. Contribuir para a construção de uma Pedagogia Complexa com vistas à qualificação epistemológica, política, profissional do pedagogo.

Professores, Tecnologia e Escola: formação e prática pedagógica escolar

Investigar sobre a formação de professores e a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação. Investigar as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas contemporâneas para atuação do professor na prática pedagógica da escola básica. O conceito de tecnologia, técnica, ciência numa perspectiva complexa.

Orientação de Mestrado em andamento

Thaisa Mileo

A integração das tecnologias de informação e comunicação na escola como recurso de aprendizagem para alunos da faixa etária entre 4 e 6 anos. Início: 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6054427731442290

Cleveron Montanarin

O uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva da epistemologia da complexidade. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2710397416125255

Danieli Rissardi

A mediação do pedagogo no processo de mediação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas docentes nos CMEIs de São José dos Pinhais. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3570158765361999

Geiza Daiane Santos

Pedagogia da cooperação unida a metodologias ativas na educação profissional. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3172234215698067

Leila Cirino

O pedagogo no atendimento educacional no contexto hospitalar. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0421639362733265

Orientação de Doutorado em andamento

Flávia Diniz Roldão

Um diálogo tensionado entre as teorias de Vygotsky e Morin.

Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. (Co-orientador).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9161244109982161

Estela Endlich

Desenvolvimento profissional docente para a integração das tecnologias e mídias digitais à luz do Pensamento Complexo.

Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4989520642551365

Ana Gabriela Borges Simões

Do analógico ao digital: um estudo sobre a formação e a prática de professores do projeto ler e pensar.

Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2987323300938403

Fernando Ricardo dos Santos

Formação continuada para professores e Geografia e o uso de geotecnologias à luz do Pensamento Complexo.

Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6214905367532986

Dissertações de Mestrado concluídas

Raquel Rodrigues de Lima Simas

O papel do pedagogo na educação de jovens e adultos: saberes, fazeres e práticas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Graciela Zachar Gomez

Prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental II à luz do pensamento complexo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Clicie Maria Cancelier Negoseki

O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino) – Universidade Federal do Paraná.

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Clarice Maria Raimundo

Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Estela Endlich

As tecnologias e mídias nas escolas e a prática do pedagogo: questões teóricas e práticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Juliana Maria Capeline Furman Tulio

Identidade do pedagogo dos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Poliana Vogt

O uso pedagógico da lousa digital interativa: o caso da prática docente em língua estrangeira. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Marilete Terezinha Marqueti

A identidade do professor que utiliza as tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Juliana Petris

As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Claudia Binotto

Uso do laboratório de informática e a cultura digital no processo de alfabetização em escolas municipais de Curitiba- PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Fabrícia Cristina Gomes

A presença das novas tecnologias da informação e comunicação: investigando a prática dos professores. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Maria da Glória Galeb

A implantação do projeto kidsmart nas turmas de pré dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Alexandre Leocádio Santana Neto.

Formação continuada proposta pela política pública Paraná Digital aos professores de história do litoral paranaense para o uso da TV Multimídia (Banca de Defesa de Mestrado). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Teses de Doutorado concluídas

Marilete Terezinha Marqueti de Araújo.

A Tessitura dos saberes docentes no contexto da Cibercultura: a construção do saber tecnológico na prática pedagógica do professor do Ensino Fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Taís Wojciechowski Santos

Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais na prática pedagógica à luz do Pensamento Complexo. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Cláudia Cristine Souza Appel Gonçalves

Formação continuada on line de professores e pedagogos: contribuições teóricas do pensamento complexo. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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Learcino dos Santos Luiz.

Formação continuada para uso da TDIC baseada na teoria do mobile learning para o ensino de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná.

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